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Mauricio Queiroz
Experiência no mercado premium

Marcas do mercado premium se reinventam e transformam lojas físicas em verdadeiros pontos de experiência aos consumidores
Estamos na era da transformação no varejo. Desde a crise econômica que leva ao fechamento de pontos de vendas, pedidos de recuperação judicial, até a convergência entre lojas físicas e virtuais, os desafios para as marcas são cada vez maiores.
O momento de reinvenção chegou também para o mercado de luxo. Dados do Digital or Die: The Choice for Luxury Brands mostram que 31% dos consumidores querem um serviço logístico integrado entre online e off-line para sua escolha; 41% dos clientes buscam por produtos e serviços no meio online, mas efetivam a compra no mundo off-line; e 9% ainda praticam o que chamamos de “showrooming”, em que o cliente vai até a loja ver um produto e realiza a compra no mundo online.
As marcas do segmento premium estão investindo no online procurando criar relações significativas com seus consumidores, porém sem deixar de lado o importante papel da loja física, que vai além da venda e exposição de produtos, e passa a ser destacado como ponto de experiência. De customização de produtos, zonas de experimentação que integram tecnologia à loja, até ponto de encontro e espaços de alimentação, por exemplo.
A Kohler, gigante americana de louças e metais, inaugurou uma flagship no Brasil focada na experiência do consumidor. O cliente tem flexibilidade na escolha das torneiras e monocomandos em peças que se adaptam em todo o ambiente, podendo visualizar o produto que quiser em qualquer cuba, facilitando a experimentação. Na área de bacias há um tipo de exposição piramidal, onde todas elas ficam em destaque, algumas das quais funcionais, em frente aos chuveiros igualmente funcionais. A área de produtos para cozinha é um espaço multiuso também destinado a eventos, cursos e treinamentos. Já a área de experiência de banho possui duas banheiras e um chuveiro super sensorial que proporcionam momentos relaxantes aos clientes que desejarem usar este spa.

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A Le Creuset, respeitada marca francesa de utensílios de cozinha, trouxe um conceito customizado para o Brasil, diferente do padrão internacional, após entender que no País o público é predominantemente masculino e gostaria de ser chef de cozinha. As lojas têm como propósito expor o vasto portfólio - exibido muito pontualmente nas multimarcas - através de experiências memoráveis para os clientes e representantes. Na entrada da loja está a apresentação criativa e lúdica da cartela de cores dos produtos através de uma composição com as tampas de panelas. Na área do bar e café encontram-se os acessórios e livros temáticos. Vídeos sobre a produção e utilização dos itens são exibidos em monitores do balcão. No centro da loja há uma cozinha totalmente equipada para receber chefs convidados para dar aulas aos clientes.

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A experiência do consumidor também é o foco da Boutique dos Relógios Plus, maior rede de lojas de relojoaria da Península Ibérica, que em sua loja Arts em Lisboa, Portugal, buscou uma analogia entre a manufatura relojoeira (relógios feitos à mão) e a arte. Na entrada há a escultura do tempo feita pela maior artista portuguesa viva, Joana Vasconcelos. Além de grafites de Add Fuel e painéis fotográficos de um fotógrafo local. Há ainda salas reservadas para privacidade do cliente e um gabinete privado com cozinha e chef para atendimento premium.

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Mauricio Queiroz
Mauricio Queiroz é formado em Arquitetura pela Universidade Mackenzie de São Paulo e pós-graduado pela Politécnica de Catalunya Barcelona. Foi diretor do RDI (Retail Design Institute Brasil) e membro do conselho da ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores). Seu escritório atua desde 1994 nas áreas de Design de Consumo, Desenvolvimento de Conceito, Arquitetura e Gerenciamento de Projetos Comerciais. Entre os clientes, destaque para Etna, Vivara, Cacau Show, Omega, Under Armour, Pandora, Le Creuset, Dior, Intimissimi, KitchenAid e Duratex.
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