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Mauricio Queiroz
A tendência do guide shop

Marcas adotam conceito de lojas sem estoque, onde cliente pode comprar online no guide shop e receber produto em casa em algumas horas
O cliente entra na loja, escolhe e prova o produto, realiza o pagamento e sai de mãos abanando, enquanto suas compras serão entregues no seu endereço. Esta parecia uma experiência incomum há alguns anos atrás, mas atualmente já é uma realidade.
Os guides shops – lojas físicas sem estoque e ligadas a um e-commerce – estão ganhando espaço no varejo. O conceito é trazer as lojas virtuais para dentro da rotina do consumidor e dar a ele a chance de ver de perto o que está comprando, proporcionando uma melhor experiência de compra, reduzindo as taxas de devolução e criando um relacionamento mais próximo.
As marcas já entenderam que este modelo de loja pode preencher as lacunas tanto das compras online quanto das off-line, ou seja, deixar de afastar os clientes tradicionais que preferem colocar as mãos nos produtos e ajudar a loja física a competir com os preços dos e-commerces.
A Basico, marca de vestuário masculino e feminino, nasceu em 2013 por meio de seu e-commece e hoje conta com três guides shops. A ideia foi ganhar espaço para expor seus produtos, sem precisar de um estoque grande. Hoje, as guides shops correspondem a 15% do total das vendas e 25% dos novos clientes.

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A casa MinD, marca no conceito lifestyle de decoração, foi criada em 2015 como uma lojinha virtual voltada para o fun design, em 2017 foi adquirida pelo Grupo Imaginarium e, atualmente, possui cinco guides shops espalhadas por São Paulo e Rio de Janeiro. A marca funciona pelo sistema de franquias e deve inaugurar 80 novas lojas nos próximos cinco anos.

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A Bonobos, marca de roupas masculinas, foi comprada pelo Wal-Mart há cerca de um ano e é sem dúvida um case excepcional que atrela nível de serviço com a velocidade e conveniência digital. Como nos casos anteriores, suas guides shops permitem que o consumidor experimente as roupas, e uma vez que o pedido é realizado, a compra é enviada diretamente da indústria de confecção para o endereço do cliente. Deste modo, os clientes da marca passaram a comprar até 50% a mais do que antes, quando a única opção era o e-commerce.

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Mauricio Queiroz
Mauricio Queiroz é formado em Arquitetura pela Universidade Mackenzie de São Paulo e pós-graduado pela Politécnica de Catalunya Barcelona. Foi diretor do RDI (Retail Design Institute Brasil) e membro do conselho da ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores). Seu escritório atua desde 1994 nas áreas de Design de Consumo, Desenvolvimento de Conceito, Arquitetura e Gerenciamento de Projetos Comerciais. Entre os clientes, destaque para Etna, Vivara, Cacau Show, Omega, Under Armour, Pandora, Le Creuset, Dior, Intimissimi, KitchenAid e Duratex.
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