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Portfolio e Cases
Cacau Show
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A Cacau Show é a maior rede de chocolates finos do mundo com mais de duas mil lojas espalhadas pelo País, porém com modelos de lojas voltados para franquia, com lojas de 30/40 m², com mix de produtos, com todo o portfólio exposto como produto na loja. Apesar de terem diversas marcas, isso não era percebido pelo público e esse era o modelo que eles tinham até então. Quando eles foram ampliar a fábrica – foram construídos mais 55 mil m² no novo complexo – fomos convidados para formatar o que seria um espaço de experiência da Cacau Show, a grande loja com muitas experiências. Para isso, tivemos um briefing completamente livre, pouco estruturado sobre reais necessidades e inovações. Conversando com o fundador, Alexandre Costa, ele explicou que essa era uma aposta muito diferente de tudo o que ele tinha, saltar de 30/40 m² para uma loja de 900 m², mais um parque de diversões de 1.500 m², ou seja, um espaço de 2.400 m². E havia dúvida quato ao sucesso da empreitada, pois não estava situado em uma rua com muito tráfego ou em um centro comercial, e sim em uma travessa da Rodovia Castello Branco, um ponto muito inusitado.

O projeto tem todo um circuito. Nós entramos na loja, ali tem informações sobre o que o visitante vai conhecer no espaço. A direita uma mini loja da Bendito Cacao, uma fábrica de chocolates Bean to Bar – entra o grão de um lado e sai a barra de chocolate do outro lado, arquibancada com visão para um filme sobre as plantações de cacau que a marca tem no norte do Brasil e do outro lado uma visão 100% da fábrica – para acompanhar desde as sacas entrando, todo o processo dos nibs, da torra, até a embalagem do Cacau e experimentar o chocolate pronto. Seguindo na loja, constatamos que várias marcas da Cacau Show – são mais de 15 hoje – eram pouco conhecidas do público, então nas lojas atuais essas marcas estavam presentes como um produto com o nome diferente e não como uma marca com atributos próprios. Marcas como Bendito Cacao, Brigaderia, La Creme, etc. eram comercializadas, mas sem essa percepção com branding diferente, uma marca independente. Então, na megastore cada marca tem um espaço próprio com características próprias e ali são degustados cada um dos chocolates como uma experiência pela marca, uma área somente de trufas, uma área de presentes que você pode escolher chocolate a chocolate que você vai compor uma embalagem especial, há uma sorveteria, e no final chegamos ao Cacau Parque com carrossel e um parque de 1.500 m² com atrações para as crianças. Há ainda a Academia do Chocolate, onde são ministrados cursos e degustações. Na área central, temos um Café, para lanche ou almoço rápido, que foi criado pensando nas famílias que passam muitas horas passeando na loja. E no final de toda essa experiência a gente realmente começa com a loja da Cacau, projetada de uma forma muito diferente com estantes de quase 4 metros de altura, para mostrar ao visitante a oportunidade que ele está tendo de comprar produtos na fábrica em grande volume andando com um carrinho de compras como em um supermercado, chegam no Outlet, nos Caixas e ao fim deste circuito. Então, temos todo este espaço de experiência, porém somente no final dessa jornada você tem uma loja para comprar os produtos. O que há de contato antes com os produtos é para degustação e informação, por que a gente entendeu que toda essa jornada de conhecimento iria potencializar a compra no final. A exemplo do que acontece na Disney, essa estratégia foi super assertiva. A megastore é um sucesso, já tem reproduções em outras unidades pelo Brasil, e chegou a receber na primeira Páscoa após a inauguração mais de 3.500 pessoas ao mesmo tempo.

Em termos de inspiração, toda a parte das marcas ela tem uma inspiração muito própria da marca. Entendemos o branding de cada marca e reproduzimos para cada uma delas. Então, Bendito Cacao é uma marca premium, chocolate gourmet, com cacau feito no Brasil, temos um Q de brasilidade. La Creme prima pelo sabor e cremosidade, tem um visual, branding e mobiliário específicos. Achamos interessante manter um visual bastante fabril, como um galpão industrial, com paredes em bloco, tubulações e muito rústico, e o grande visual é dado por essas marcas e uma parte cenográfica muito forte, com estrutura geodésica no centro da loja, algumas árvores de madeira cenográficas, uma arquibancada com visão para toda a parte de produção. E outro ponto interessante é que essa loja tem uma ligação com o escritório, através de uma grande janela vemos uma arquibancada para 500 pessoas, onde toda segunda-feira acontece a reunião geral com a equipe do escritório e que o visual dessa arquibancada dá exatamente para a loja por uma parede de vidro. No andar superior do escritório, há um restaurante para os colaboradores da empresa e eles acharam interessante a sobremesa ser servida na loja, então para que os funcionários pudessem frequentar sempre a loja foi montado um tobogã, que cruza toda essa área de arquibancada e cai na loja.

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